quinta-feira, 2 de junho de 2011

Animais em Estinção no Paraná:

-
Filhotes de tamanduá-bandeira, macaco monocarvoeiro e ararajuba são as três novas atrações do Zoológico Municipal de Curitiba e do Passeio Público. Os animais, cujas espécies fazem parte da Lista Brasileira de Animais Ameaçados de Extinção, nasceram no começo deste ano no zoológico e no Passeio Público.

Deles, apenas o tamanduá precisou de cuidados especiais. Os outros dois filhotes estão sendo criados normalmente pelos pais.O pequeno tamanduá nasceu no final de dezembro. Os veterinários e biólogos decidiram criá-lo longe da mãe para aumentar suas chances de sobrevivência. Isso porque estimam que esta seja a quinta cria do casal de tamanduás.

Nos outros nascimentos, os filhotes que estavam com mãe acabaram morrendo.O filhote vem sendo alimentado por mamadeira. Duas vezes ao dia, recebe uma ração especial, gema de ovo, iogurte, carne moída e leite.

Próximo a ele é deixado um pote com alimento para estimulá-lo a se alimentar sozinho. O tamanduá, que nasceu pesando 1,75 quilo, agora está com 3,315 quilos.

Mesmo assim, os técnicos não o consideram ainda completamente fora de risco.Outro nascimento foi o do macaco monocarvoeiro, em janeiro, no Passeio Público.

Essa é a quarta reprodução de monocarvoeiro desde 1996, quando chegaram ao Passeio cinco animais da espécie, apreendidos pelo Ibama no litoral do Paraná. O macaco é o maior primata do Brasil.

Depois de adulto, pode pesar até 18 quilos. O filhote está sendo criado pelos pais.O terceiro animal nascido no começo de 2003, também no Passeio Público, é uma ararajuba, ave típica da Amazônia. Mas a pequena ararajuba, que também é criada pelos pais, ainda não está em exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário